Como economizar tempo e dinheiro com o DANFe?

O DANFe é a representação simplificada da Nota Fiscal eletrônica, significa Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Ela tem algumas funções, como por exemplo, acompanhar a mercadoria em trânsito, nele é possível encontrar informações básicas sobre o emitente, valores, o destinatário, entre outras coisas. A DANFe contém dígitos que ajudam a consultar as informações da Nota Fiscal Eletrônica, esse número é a chave de acesso.

Mas como é possível economizar tempo e também dinheiro com o DANFe? Em que ele poderia te ajudar? Esse documento substitui as notas fiscais modelo 1/1A em algumas situações e tem características que ajudam o empreendedor. Ela deve ser impressa pela empresa que emite a NF-e, antes da circulação da mercadoria, o trânsito da mercadoria deve sempre estar acompanhado do DANFe.

É dessa forma que você vai economizar tempo e dinheiro, é obrigatório ter a DANFe, pois se você não tiver esse documento acompanhando sua mercadoria poderá pagar caro por isso. É muito simples fazer esse documento, nós vamos explicar para você, além disso é muito rápido e o tempo que você vai gastar emitindo a DANFe não será nada comparado ao tempo que pode ficar sem transportar uma carga.

Você precisa entender que NF-e não é a mesma coisa que DANFe, a NF-e contém inúmeras informações da mercadoria e é um documento digital, já a DANFe deve ser impressa, não contém todas as informações da nota fiscal e acompanha a mercadoria. A sua função é exatamente a de acompanhar a mercadoria e ter as informações necessárias para consultar a NF-e.

Informações disponíveis no DANFe

Algumas informações são obrigatórias conter na DANFe, ela precisa ter um layout padronizado, o modelo está disponível no Manual de Integração – Contribuinte, nesse local deve conter informações como:

  • Razão social;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Estadual de Substituto Tributário, se houver.

Além disso, é necessário conter a chave de acesso da NF-e e o código de barras que permite a leitura por leitor óptico. Também é necessário ter a data e horário de saída da mercadoria, placa do veículo, transportadora, natureza da operação, descrição das mercadorias, número e a série da NF-e, o tipo de operação, se é Entrada ou Saída e o número total de folhas do documento.

Mas não se preocupe, para emitir a DANFe é simples, você não precisa digitar todas essas informações. O ideal é utilizar o mesmo sistema gerador da Nota Fiscal Eletrônica para emitir o DANFe, você precisa configurar o seu sistema gerador de NF-e para que ele também emita o DANFe. É muito simples e fácil.

Em algumas ocasiões, os empreendedores preferem transformar o xml da NF-e em DANFe, o arquivo xml é um documento usado para garantir a nota fiscal eletrônica, como a nota é um documento digital, a xml serve como documento e deve ser arquivado por cerca de 5 anos. Ela também contém informações importantes sobre a mercadoria, mas não é a mesma coisa que a DANFe, por isso se você quer transformar esse documento em DANFe é importante observar todos os requisitos que já mostramos acima. O documento auxiliar precisa conter todas as informações que mostramos e a xml não contém todas, você pode usar o xml para acessar a Nota Fiscal Eletrônica e encontrar tudo o que precisa para fazer seu documento.

Nossa dica para você é sempre fazer a DANFe junto com a NF-e, dessa forma não tem erro, pois será padronizado e você não terá problema com a receita. Prestar atenção nesses detalhes é muito importante para não ser prejudicado. Se tiver mais dúvidas sobre esse assunto ou outros relacionados a Nota Fiscal não deixe de consultar o site http://www.nfe.fazenda.gov.br, lá você poderá tirar todas as suas dúvidas e ainda ter acesso as notas fiscais emitidas por você.

Ter conhecimento em todas essas áreas é bem complicado, sempre que puder, tenha alguém para te auxiliar, você como empreendedor não precisa saber tudo. Por mais que trabalhe sozinho e faça um pouco de tudo, é possível contratar alguém para auxiliar em alguns assuntos.

Mesmo assim, não deixe de pesquisar, conhecer o assunto e dar uma olhada em outros artigos que já fizemos sobre esse assunto, você pode tirar muitas dúvidas aqui mesmo. Dê um passeio pelo nosso site e veja o que você encontra, não se esqueça que se tiver alguma dúvida é só deixar nos comentários que podemos responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *