Quais os benefícios da Nota Fiscal Eletrônica para o empresário?

A utilização das Notas Fiscais Eletrônicas, como uma alternativa às notas físicas é uma prática que está ganhando espaço entre as empresas, mesmo aquelas que não possuem a obrigação de emiti-las. Isso porque a utilização de NF-e traz à empresa uma série de benefícios em todos os sentidos: segurança, praticidade, redução de custos e tempo, mobilidade, dentre outros, se mostrando como o futuro das operações fiscais do Brasil. Conheça alguns dos benefícios que uma empresa tem ao utilizar as NF-e:

Redução dos custos de impressão

A utilização de um sistema para emitir, enviar e armazenar NF-e, possibilita que a empresa economize na impressão dos documentos fiscais e no seu envio aos órgãos competentes, configurando-se como uma prática econômica e sustentável. Não será mais preciso imprimir notas em várias vias, economizando com papel e tinta. Vale lembrar também que as NF-e contemplam os DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) que acompanham o transporte das mercadorias e possibilitam a consulta em qualquer computador. Se eventualmente o empresário necessitar imprimir algo, será uma única via impressa em A4.

Redução dos custos de logística e mão de obra

Na prática de notas físicas, uma empresa precisa ter um espaço de armazenamento que garanta a segurança, o sigilo e a organização das notas para eventuais consultas. Isso inclui gastos com um espaço adequado, mobília e com mão de obra para a manutenção e consulta dos documentos. Com a utilização de notas fiscais eletrônicas, todos esses gastos não serão necessários, liberando infraestrutura para a empresa investir em outros setores próprios e mão de obra para realizar outras atividades, sem contar que o armazenamento eletrônico possui um custo incrivelmente menor que a montagem de um espaço físico e ainda oferece maior segurança para os documentos.

Redução dos gastos de tempo

As notas fiscais eletrônicas armazenadas online podem ser acessadas de qualquer dispositivo conectado à internet através de login e senha. Dessa forma, todos os gastos de tempo com transporte para destinatário, contabilidade, Fisco e outros fatores, serão praticamente eliminados. As notas poderão ser acessadas instantaneamente sempre que forem necessárias. Isso significa maior eficiência e rapidez nos processos. Outro benefício é a redução do tempo de parada dos transportes nos postos fiscais, que já terão a possibilidade de consultar qualquer informação necessária online.

Maior segurança

Os softwares especializados em gestão e armazenamento de NF-e oferecem um serviço específico de proteção de dados que garantirão a integridade e segurança de cada informação, inclusive a assinatura digital da empresa. Além do mais, eles funcionam através de um sistema de backup, que cria diversos pontos de acesso aos documentos em locais diferentes, de modo a evitar perdas em caso de falhas do sistema. As notas fiscais, além de estarem livres dos desgastes de uma nota física, terão também um sistema de segurança muito maior. Com menor possibilidade de erros, adulterações e confusões nas notas fiscais, os documentos de sua empresa terão maior credibilidade entre os clientes.

Ampliação do controle fiscal

Com a possibilidade de cruzamento de informações entre os setores, os órgãos fiscais terão acesso a todas as informações que precisarem, diminuindo os atrasos burocráticos e a empresa não precisará ter em mãos vários documentos para realizar um procedimento, uma vez que todas as informações necessárias já poderão ser acessadas eletronicamente.