Afinal, como aumentar a produtividade da equipe em tempos de crise?

Gerir uma empresa nunca foi uma tarefa fácil. A crise em nossa economia dificulta ainda mais a rotina de um trabalhador atualmente e muitas empresa estão perdidas em suas gestões.

Porém, são nos momentos de dificuldade que as melhores ideias e propostas podem surgir. Além disso, novas marcas podem se consolidar no mercado, enquanto outros produtos caem em desuso.

Para aproveitar essa situação e sair na frente de seus concorrentes, um gestor empresarial precisa aumentar a produtividade da equipe com que trabalha. Continue a leitura desse post e veja as 6 importantes dicas que separamos especialmente para você sobre o assunto!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Vivemos em uma sociedade em que ocorrem mudanças e transformações a todo momento. A demanda de consumo e as necessidades dos clientes de uma empresa podem mudar em um curto intervalo de tempo e um gestor precisa estar preparado para isto.

Esse profissional deve fazer uma pesquisa de mercado para entender qual é a dinâmica vigente nas relações entre os clientes e as empresas de seu ramo de atuação. Ele também deve compreender como seus concorrentes lidam com a situação.

Outro fator muito importante é a aceitação que sua empresa tem no mercado consumidor: ela é bem vista por seus clientes? Onde estão as falhas de seu processo produtivo que atrapalham essa relação? Quais são seus pontos positivos?

Tal estudo deve responder essas e diversas outras perguntas que podem surgir, portanto, sempre mantenha-se atualizado com o mercado.

2. Organize seus documentos

Independentemente de sua área de atuação, um gestor empresarial lida com diversos tipos de informações em seu dia a dia de trabalho.

Manter os documentos bem organizados é essencial para obter a boa produtividade em uma empresa.

Imagine ter de gastar horas procurando uma informação importante para uma negociação em uma mesa de trabalho toda desorganizada?

A perda de tempo nesse processo pode colocar em risco o fechamento deste contrato, trazendo consequências ruins para o balanço financeiro de sua empresa.

Lembre-se de organizar seus arquivos digitais e crie seções específicas para cada cliente. Considere também a possibilidade de armazenar seus arquivos na nuvem e aumente sua produtividade!

3. Delegue funções

Muitos gestores cometem o erro de acumular inúmeras funções em seus cargos. Tal atitude é extremamente prejudicial, pois, em algum momento, sempre algo pode passar despercebido ou não ser realizado com tanta eficiência quanto poderia.

Para evitar esse erro, um profissional que quer aumentar sua produtividade deve delegar funções a outros colaboradores de sua equipe de trabalho. Dessa forma, é possível pensar em outras possibilidades de soluções para os problemas que existem em sua estrutura empresarial.

Outro benefício dessa medida é a otimização de sua rotina de trabalho, já que esse profissional pode focar sua atenção e empenho nas atividades mais importantes.

Além disso, seus trabalhadores ganham confiança e percebem que são importantes em sua gestão.

4. Prepare e aumente a produtividade da equipe

Novas técnicas e equipamentos utilizados em um ambiente de trabalho são desenvolvidas a todo momento. Os trabalhadores de uma empresa precisam ter o conhecimento necessário para manusear tais ferramentas.

Dessa forma, é preciso realizar treinamentos e cursos para atualizá-los em relação ao que há de mais novo no mercado de trabalho.

Também não se esqueça de utilizar as tecnologias e as ferramentas mais modernas para otimizar sua gestão.

Equipes bem equipadas e treinadas realizam suas funções na menor quantidade de tempo possível sem se esquecerem da qualidade do serviço prestado, portanto, não perca essa questão de vista.

5. Imagine vários cenários

Em uma empresa, podem acontecer diversos imprevistos e erros. Por melhor que seja o planejamento realizado ou por mais preparada que uma equipe seja, sempre pode ocorrer algo inesperado.

Um bom gestor é aquele que prepara sua gestão para todos as situações possíveis. Tenha como base os seguintes cenários:

Cenário positivo

Situação em que os resultados obtidos superam todas as expectativas e os planejamentos previamente realizados. Tal cenário é o que toda empresa deseja, pois ocorre boa geração de lucros e baixa quantidade de despesas.

Cenário normal

Situação em que tudo acontece como esperado. Os erros e imprevistos que chegam a ocorrer são resolvidos rapidamente e não atrapalham o desempenho de sua empresa, mas seu potencial não é completamente utilizado.

Cenário negativo

Caso mais indesejado e que deve ser evitado a todo custo. Despesas elevadas fazem o planejamento financeiro estourar, os prazos de entrega não são atendidos e os lucros não acontecem.

Em todos os casos acima, é possível encontrar alguma maneira de aumentar sua produtividade, mesmo quando há a ocorrência de um cenário positivo e nada de negativo aconteça. Fique atento a essa questão e tenha um plano de ações que cubra todas essas possibilidades.

Nunca se acomode em sua gestão empresarial e sempre busque o crescimento.

6. Promova o diálogo

O diálogo é essencial em todas as relações humanas em nossa sociedade e não pode ser deixado de lado em um ambiente empresarial.

Em uma companhia existem diversos tipos de colaboradores com diversas origens e culturas. Para que todos trabalhem em harmonia, é necessário que o gestor crie um ambiente aberto ao diálogo em que todos possam se expressar com liberdade e tranquilidade.

Esse profissional deve estar sempre disponível para tirar dúvidas e escutar os comentários que seus colaboradores fazem em relação às atividades realizadas em sua empresa. Ele deve entendê-las como uma crítica à sua gestão, tentando compreender quais são seus pontos negativos e positivos.

Desse modo, ele pode encontrar novas formas de trabalho visando sempre ao aumento de produtividade da equipe.

O cliente também é outro fator muito importante nessa relação. Uma empresa que não dialoga com seus clientes tem poucas chances de sucesso. Um produto, para obter sucesso no mercado, deve atender às necessidades e desejos de seus consumidores.

Portanto, um gestor empresarial precisa encontrar as melhores maneiras para buscar esse feedback de seus consumidores. De nada adianta ter uma super estrutura empresarial se esta não cumpre seu principal objetivo: prestar um serviço de qualidade baseado nas necessidades do mercado.

Chegamos ao final do post de hoje e esperamos que as 6 dicas apresentadas acima tenham mostrado como é possível aumentar a produtividade da equipe em sua empresa. Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas também possam aprender!