Contabilidade: Veja as qualidades essenciais para um gestor financeiro

Um gestor financeiro tem como funções controlar os gastos da empresa, monitorar os resultados e buscar as melhores soluções para que ela obtenha lucro.

Esse papel é essencial para o negócio ter sucesso, pois é o profissional de contabilidade que fará os planejamentos, o controle de custos e gerará as informações necessárias que baseiam as decisões importantes para a companhia.

Mas você sabe qual é o perfil ideal de um gestor de contabilidade? Ele precisa ter certas características pessoais e profissionais para exercer essa função. Continue a leitura e descubra!

1. Qualificação profissional

O administrador financeiro deve buscar mais conhecimento para estar atualizado sobre as mudanças na legislação, as novas tecnologias e os processos que envolvem a gestão de um negócio.

Por isso, é recomendado fazer cursos rápidos de aperfeiçoamento, como aulas de Excel, tecnologias que agilizam os trabalhos e palestras que apresentem as novidades do mercado.

Também é indicado procurar por cursos de especialização e pós-graduação. Nesses níveis de estudo, o profissional aprende a planejar, analisar e pensar de maneira diferente.

2. Controle emocional

Para exercer essa função, o ideal é que o profissional tenha uma boa capacidade de gerir suas emoções, pois ele terá que encarar a pressão do dia a dia, cumprir prazos e conduzir outros colaboradores para que superem suas dificuldades.

Ou seja: o contador deve saber lidar com as pessoas que estão abaixo e acima dele, apontar os problemas sem ofender, gritar ou rebaixar as pessoas.

Nesse sentido, o controle emocional é fundamental, pois ele não pode deixar que o estresse com a rotina agitada influencie negativamente os outros.

Sendo assim, é necessário ter habilidade para administrar conflitos e interesses com o intuito de indicar os melhores caminhos para a empresa seguir.

3. Organização

Para conseguir encontrar todos os dados necessários para elaborar os relatórios gerenciais, é indispensável que o profissional de contabilidade seja organizado em relação a documentos, prazos e processos.

Afinal, ele precisa dos dados para realizar suas tarefas. Além disso, é obrigado a cumprir prazos de pagamentos de impostos e declarações ao governo.

4. Capacidade analítica

O gestor de contabilidade precisa ser capaz de analisar dados financeiros, patrimoniais e o fluxo de caixa para fazer relatórios e apresentar as soluções mais viáveis para o sucesso da empresa.

Isso que dizer que ele deve ter raciocínio rápido e analisar cenários nacionais e mundiais que podem interferir no negócio.

Ele precisa, ainda, ter alta capacidade de resolução de problemas.

5. Iniciativa e eficácia

Atitude é primordial para um gestor financeiro. Por isso, ele deve ser proativo para buscar melhorias sem que isso seja solicitado.

O profissional também precisa ser eficiente, pois tem deadlines a cumprir e não pode se esquecer de pagar os tributos devidos.

Afinal, isso poderia incorrer em notificações e multas para o negócio. Portanto, excelência é primordial para esse tipo de profissional!

6. Capacidade de liderança

Essa talvez seja a principal característica de um gestor contábil, pois essa função exige muito do indivíduo.

É preciso saber estimular a equipe para alcançar as metas, instruir novos colaboradores, delegar atividades e cobrar quando não se tem o resultado desejado.

Um líder é aquele que consegue persuadir os outros e influenciá-los de maneira positiva.

Ele acaba se transformando em um exemplo a ser seguido, pois expõe as ideias com clareza, trabalha em equipe e incentiva para que os outros melhorem suas capacidades profissionais.

Assim, todos caminham em busca de um objetivo comum: o sucesso da empresa.

7. Ética

A ética é fundamental em qualquer profissão, mais ainda na área de contabilidade.

Principalmente porque esse profissional terá conhecimento sobre as finanças da empresa, clientes, contratos e demais fatores que envolvem essa área.

Por isso, o contador deve ser um cidadão consciente, que conhece seus direitos e limites.

8. Comunicação eficaz

A comunicação é primordial em qualquer cargo ou área, mas é crucial para o gestor financeiro.

Ele é responsável por demandar tarefas e cobrar outros colaboradores, por isso, deve ser compreendido quando solicita alguma tarefa.

As orientações devem ser claras e objetivas para evitar erros, obter resultados e ter funcionários motivados.

9. Aprende com os erros e dá feedbacks

O ideal é que o gestor financeiro saiba ouvir feedbacks, compreendê-los e melhorar com as críticas. Ele também precisa reconhecer seus erros e aprender com eles, para não cometê-los novamente.

Esse profissional também deve saber dar retornos para os colaboradores para que possam melhorar as atitudes e tarefas desempenhadas.

Ao dar feedbacks positivos, eles ganham confiança. Já os negativos podem servir de estímulo para que aperfeiçoem o trabalho.

A troca de informações é essencial para um negócio, pois melhora os processos e resultados de uma equipe.

10. Vontade de melhorar

O profissional de contabilidade deve ter ambição, tanto em sua vida quanto em relação à empresa em que trabalha.

Dessa maneira, ele consegue aumentar as metas pessoais e também as do negócio, pois está sempre em busca de melhores resultados, ampliando os conhecimentos técnicos, trazendo novidades e aumentando a lucratividade.

11. Busca por novidades

A criatividade é essencial para o gestor financeiro, afinal, ele precisa ser capaz de buscar novidades para aperfeiçoar as técnicas a fim de encontrar soluções para situações complexas do dia a dia.

O bom profissional dessa área sabe que a inovação é bem-vinda para otimizar os processos e aumentar a produtividade.

12. Planejamento estratégico

Não existe boa administração sem planejamento. Por isso, o gestor de contabilidade deve planejar cada etapa de trabalho, saber aonde a empresa quer chegar e apontar os caminhos a serem percorridos.

Ele também pode orientar na contratação de novos colaboradores que tenham o perfil necessário para o momento em que a empresa se encontra.

O contador é o elo entre estratégia e ação, pois traça um plano em médio e longo prazo. Ou seja, ele é o principal responsável pelo sucesso ou fracasso de um negócio, pois suas atitudes impactarão em todos os processos internos.

Como você viu, o profissional de contabilidade pode assumir funções de liderança dentro de uma empresa. Para isso, deve reunir características pessoais e profissionais para desempenhar a função com eficácia.

Gostou de conhecer os atributos essenciais de um gestor financeiro? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do nosso blog diretamente na sua caixa de e-mail!